por Agência Esamc Santos

Sombras, luzes e flashs. Assim iniciou-se mais um trabalho acadêmico no estúdio de fotografia da Faculdade Esamc Santos na última terça-feira (19). Na reta final do semestre, alunos de produção fotográfica e audiovisual se reuniram para compor retratos e assim, colocarem em prática o que haviam aprendido ao longo dos últimos 6 meses na companhia do professor e fotojornalista Cláudio Vitor Vaz. Em meio as dicas trocadas entre os próprios estudantes, poses feitas e gargalhadas, alunos de jornalismo e publicidade registravam todo o making of.

A estudante Evelyn Freitas de 19 anos, contou sobre o porquê de ter escolhido o curso de produção fotográfica: “Gosto de registrar. Na minha casa tenho alguns álbuns de quando era pequena, sempre gostei de olhar. Você não lembra na sua memória, mas quando você vê a foto, acaba lembrando daquele momento”. O ator e estudante de audiovisual Leonardo Caranante, também relatou o que o motivou: “Eu assisti ao filme As Vantagens de Ser Invisível e me senti bastante inspirado. Então pensei, por que não posso também fazer um filme e inspirar as outras pessoas?”, disse o jovem de 21 anos que estava sendo fotografado.

Nicholas Guimarães, que já trabalha na área há 4 anos, contou sobre onde a fotografia já o levou: “Tive a oportunidade de conhecer muitos locais do Brasil através da fotografia. Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e estive em centenas de cidades do estado de São Paulo. Já estive na África, produzindo um documentário sobre uma tribo e agora em dezembro irei para a Suíça registrar um espetáculo. Em seguida vou conhecer e fotografar Alemanha e Áustria”, disse o fotografo e estudante de 22 anos. “Eu descobri que a fotografia tem um poder que ninguém tem. Ela tem o poder de congelar o tempo. Quando você começa a trabalhar com a arte, você começa a enxergar o mundo de uma forma diferente”, finalizou.

Shift Rádio 2019-02
Shift TV 2019-02
Shift Jornal 2019-02